quarta-feira, 16 de julho de 2008

PARADOXOS, INCOERÊNCIAS...

"TRUE" OU NÃO, O QUE IMPORTA É A SUA RELAÇÃO PESSOAL COM A MÚSICA
O que um dos guitarristas da banda brasileira de Hard/Glam Bastardz, o Danny Poison, teria em comum com o fundador do Running Wild? Se não sabe a resposta é porque não conhece a nova banda de Rock N' Rolf, o Toxic Taste. Nela, o mentor do Running Wild atende pela alcunha de T.T. Poison. Mais "true" impossível.

Mas ele pode. Ele é Rolf Kasparek, o dono do Running Wild. Ele é "true" porque não usou este material para outra banda. Só coloquei isso porque já ouvi este tipo de comentário dos fãs. Mesmo assim, Rolf não é o primeiro, nem será o último, a chocar alguns de seus seguidores. Lá mesmo na Alemanha vários são os exemplos de bandas cultuadas que gravaram trabalhos pouco condizentes com a postura "True". Afora a música - que na grande maioria dos casos se manteve em bom nível - o visual é a parte que mais toca negativamente, pois aproxima os ídolos dos 'true metallers' aos 'posers' dos EUA, aqueles que a vida toda foram (são e serão) julgados de forma pejorativa.

As jaquetas jeans (ou de couro) surradas - repletas de patches e buttons -, as calças jeans rasgadas, os braceletes e os spikes dando lugar a um 'look' mais americanizado e bem próximo do Hard/Glam. Escolha a banda: Digger, Accept, U.D.O., Warlock, Judas Priest, Saxon, Celtic Frost.... Exemplos não faltam. Muito embora algumas destas não gostem de falar da "fase negra", o ápice é o Pantera, que posou de Thrash a vida toda, mas inexplicavelmente apagou seu passado - foram quatro álbuns antes do "debut", segundo eles, o "Cowboys From Hell".

Seria legal se todos nós, radicais, tentássemos ao menos comentar e discutir com mais coerência e menos paixão obsessiva (seria um Transtorno Obsessivo-Compulsivo-Metálico?). Não é crime conhecer cada obra "obscura" das bandas citadas, mesmo porque pela legislação vigente do Metal estas são sempre absolvidas - ou "pegam penas brandas". É muito mais fácil absolver Rock 'N' Rolf, Chris Boltendahl, Rob Halford, Ozzy Osbourne, Biff Byford e atirar pedra em Bret Michaels, Sebastian Bach, Kip Winger ou Don Dokken. Só que há muita coisa legal em álbuns como, por exemplo, "Eat The Heat" (Accept), Digger ("Stronger Than Ever"), "Turbo" (Judas Priest), "Destiny" (Saxon), da mesma forma que os das crucificadas "bandas farofa", que também gravaram grandes obras.

Não adianta dar uma de Ricardo Batalha, que a certa altura nos anos 80 não comprava discos (LPs) de bandas "falsas" que tinham teclado, sintetizadores, saxofone... A música atinge a freqüência cerebral de cada pessoa de modo particular. Mas pode ser que exista um o 'timing' certo para que isto aconteça - o que é bom hoje foi ruim para você ontem (e vice-versa) - ainda mais porque a identificação com a música é algo absolutamente subjetivo e pessoal.

Entenda como quiser. Eu poderia terminar com aquele discurso manjado de "United Forces", mas encerro com um tema recorrente que certamente muitos (espero) vão entender do que se trata:

Eu escrevi uma carta para a MTV, o que está acontecendo?
Eles não se importam comigo
Envie a mesma carta para o rádio
Mas minha festa morreu como um tiro na cabeça
Todos nós gostamos disso - Rock 'n' Roll
Todos nós queremos isso - No seu show
Toque isto alto, não toque isto baixo
Exploda seus alto-falantes com Rock 'n' Roll

Nenhum comentário:

Postar um comentário